Seja também um sócio

Somos 10 torcedores

Meta 20.000

Notícias

Santa já foi campeão do Norte-Nordeste

Essa é a primeira vez que o Santa Cruz chega à decisão de uma Copa do Nordeste. Apesar disso, já foi sagrou-se campeão uma vez de um torneio que foi o embrião da regional: o Torneio Norte-Nordeste, de 1967. Com a ajuda do torcedor Edvaldo Leite, do  blog Memórias do Santa Cruz, vamos contar essa história.

Até aquela época, jamais havia sido disputada uma competição apenas entre times nordestinos. Eram comuns disputas entre times dois estados, como Pernambuco-Bahia, vencido pelo Santa Cruz em 1956, ou o Pernambuco-Paraíba de 1961, também conquistado pelos corais. 

O Norte-Nordeste foi disputado entre representantes de Pernambuco, Ceará e Pará. E o Santa começou arrasando, goleando o Paysandu por 5 x 1, e enfiando impiedosos 9 x 0 no Remo. Depois, mais duas vitórias incontestáveis sobre Sport e Ceará isolaram o time tricolor na liderança.

O time que mais deu trabalho ao Santa foi o América cearense, que havia sido campeão do seu estado no ano anterior e que, refundando há alguns anos pela rede de farmácias Pague Menos, hoje disputa a segunda divisão estadual. As duas partidas entre os dois times, acabaram empatadas.

O Norte-Nordeste foi disputado no sistema de pontos corridos, todos contra todos, em ida-e-volta. O Santa ganhou seis jogos, empatou dois e perdeu os dois jogos de volta disputados em Belém contra Remo e Paysandu. No time coral, os goleiros Válter Serafim e Lula  Vasquez se revezavam dando tranquilidade para a torcida. O ídolo era o meia-atacante Terto, mas o elenco tinha nomes como o zagueiro Birunga, Norberto e o ponta Nivaldo.

Notícias Relacionadas