Seja também um sócio

Somos 10 torcedores

Meta 20.000

Notícias

Devoção coral em livro

Foto: Antônio Melcop

Nesta quinta-feira, a partir das 19h, o torcedor coral vai encontrar a história do Santa Cruz em sua verdadeira dimensão – gigante. 

Às 19h, na sede do clube, será lançado finalmente O livro De corpo e alma, um trabalho minucioso de resgate da vida do clube, desde sua fundação, em 1914, até as conquistas mais recentes – incluindo os cinco últimos títulos estaduais, acesso à Série A e Copa do nordeste.

São três volumes que vêm numa caixa, 1.238 páginas repletas de histórias, depoimentos, artigos, documentos, e 2.033 imagens. O projeto idealizado pelo ex-presidente Aristófanes de Andrade, consumiu 22 anos de um de seus realizadores, o também ex-presidente e conselheiro do clube, João Caixero, de 81 anos. Uma equipe de dez pessoas, entre jornalistas, pesquisadores e colaboradores, participou ativamente do projeto, que parecia não terminar nunca. 

“Segurei, segurei, segurei, mas chegou a hora”, diz Caixero, sem esconder a empolgação com o tamanho da pesquisa. 

O projeto inicial seria um livro que seria publicado no aniversário de 80 anos do clube, em 1994. O material não ficou pronto para aquela data, mas seguiu sendo escrito, reescrito e ampliado. O tempo foi passando, e o segundo volume foi nascendo, mas nada de publicação.

Quando se aproximou o centenário do clube, em 2014, surgiu a necessidade de um novo volume, com as conquistas recentes: uma trilogia do Tricolor do Arruda. Novamente, não ficou pronto a tempo. 

“Tivemos que colocar títulos importantes, como o bicampeonato recente e toda a festa da Copa do Nordeste”, detalha o conselheiro. 

“Tudo isso vai mexer muito com torcedor. Temos informações sobre o nascimento do clube, a construção do estádio, ídolos, amadorismo, todos os títulos que conquistamos, além de muitos depoimentos. Desde a fundação do clube, até as glórias recentes”, conta, enquanto prepara os últimos convites para a noite de lançamento.

Dinheiro para o CT

Os três “tijolos corais” serão vendidos a R$ 1.000,00. Todo o dinheiro será revertido para o Centro de Treinamento Ninho das Cobras Rodolfo Aguiar. O evento será realizado no mezanino da sede, a partir das 19h.

“Com esse dinheiro, vamos construir dois campos no CT até dezembro e dar um descanso ao nosso gramado do Arruda”, promete Caixero. Com isso, ele pretende encerrar sua “contribuição administrativa” no clube, após 67 anos de atividades. 

Trabalharam na edição do livro Maria do Carmo Duarte, Claudemir Gomes, Lenivaldo Aragão, José Neves Cabral, Humberto Araújo e Deusdethi Antônio. Ao longo das duas décadas de produção do livro, Ronildo Maia Leite, Givanildo Alves e Hélio Pinto morreram, e serão homenageados in memoriam. 

Pela quantidade de torcedores que já confirmaram a presença no lançamento, a expectativa é de vender todos os 600 exemplares que serão disponibilizados. Os outros 400 serão repassados para as 21 empresas que patrocinaram o projeto.

A Trilogia Santa Cruz de Corpo e Alma é um daqueles livros para ter em casa, bem à vista de todos. E, por precaução, jamais deve ser emprestado. 

Serviço
Lançamento do livro Santa Cruz de Corpo e Alma (3 volumes)
Local: Mezanino do Santa Cruz Futebol Clube
Data: 18 de agosto (quinta-feira)
Horário: 19h.
Preço: R$ 1.000,00

Notícias Relacionadas